sábado, 19 de fevereiro de 2011

Amizade

 
 
Alguém sabe me dizer quais são as definições do termo amizade? Pois bem, acredito que muitos me diriam: fiel, conselheiro, parceiro... Resumidamente, que de qualquer forma lhe ajudasse e entendesse em todos os momentos.
Entendo que a amizade não é exatamente estar ao lado 24 horas por dia, mas sim, quando estivermos, que poucas horas sejam eternas, inesquecíveis.
Que meu amigo me faça rir com as maiores besteiras, com as histórias mais idiotas e chocantes. Que me conte do seu dia de terror com os amigos próximo ao cemitério. Que me fale do seu sonho de ter filhos, e que logo me convide para ser madrinha.
Amigo é aquele que mesmo construindo família, mudando de escola, ou até mesmo terminando o colégio, sempre vai ter um pedaço do seu coração reservado, um cantinho no seu quarto onde a primeira foto de vocês fique guardada, e é exatamente aquela foto que você está com a blusinha branca toda suja, e com os cabelos revoltados. Mas é claro que sua amiga jamais vai observar o quão suja você estava. Na realidade ela vai lembrar de como vocês se sujaram, como foi a reação de vocês quando o garotinho do 401 olhou e disse que vocês eram lindas. Também vai lembrar daquele primeiro namoradinho do bairro, e com certeza da vez que vocês tocaram a campainha e saíram correndo com medo da senhora Odete, aquela que mora no 325, e que o pior de tudo foi que nem adiantou correr tanto, pois a velha coroca viu tudo, e logo foi fofocar para seus pais, que nem é preciso falar a demora do sermão daquele dia.
Retomando, amizade é ter sempre ter com quem contar, seja pra fazer arte ou pra levar aquele sermão gostoso. Pra contar segredos, rachar a gasolina, dar carona pra festa, ceder o ombro amigo, e até mesmo colar na escola.
Amigo é aquele que sempre, independente das circuntancias, vai te amparar. Amigo é aquele que quando você menos espera, aparece e faz do seu problema uma solução. Amigo não mede esforços pra te ver sorrir, se passa até por otário pra não te deixar derramar uma lágrima.
Amizade é cumplicidade, amor, é vida!

Segundo o livro "Identidade", a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu.

"Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo pra todas as horas e dizer a verdade sempre que for preciso." Carlos. D. Andrade
Ana Luiza Azevedo

2 comentários: